Visitei o Montenegro no ano passado, em julho, e fiquei encantada pelas suas cidades históricas, pelos parques naturais e montanhas de cortar a respiração, pelas praias de águas cristalinas e pela impressionante região dos fiordes deste país.
Uma das minhas zonas favoritas no Montenegro foi precisamente Kotor. No sudoeste do país, Kotor é uma baía sinuosa no Mar Adriático que se estende por 27 quilómetros, delimitada por dois maciços dos Alpes Dináricos, as cadeias montanhosas Orjen e Lovcen. A natureza foi generosa em Kotor, apresentando uma geografia única de uma beleza ímpar, com diversas baías unidas por canais estreitos, enseadas e ilhéus recortados contra as impressionantes encostas das montanhas.
Ao longo da Baía de Kotor existem várias cidades medievais cuja visita é obrigatória, tais como Kotor, com o mesmo nome da baía, Tivat, Herceg Novi ou Perast. Esta região foi considerada em 1979 Património Mundial da UNESCO graças à sua riqueza cultural e natural.
Quem gosta de praia, pode usufruir das muitas opções disponíveis na região, como a Praia de Kotor, a Praia Bajova Kula, a Praia Morinj ou a Praia Verige. A maior parte das praias nesta zona tem rochas e pequenos seixos, mas também se encontram algumas praias de areia como a Morinj Beach. As vistas fantásticas e as águas que podem atingir temperaturas de 28 graus no verão, fazem das praias do Montenegro um plano bastante apetecível.
A melhor forma de conhecer esta zona do Montenegro é alugar um carro e percorrer a costa sinuosa da baía, parando nas diferentes cidades, vilas e praias. Em alternativa, é possível recorrer a transportes públicos, táxis ou fazer um tour organizado.
A cidade de Kotor, com a sua arquitetura de influência marcadamente veneziana, é uma visita incontornável nesta região. Percorrer as ruas antigas e charmosas da Cidade Velha (Old Town) é como fazer uma viagem no tempo e através da história. Tendo recebido a distinção de cidade medieval mais bem preservada no Mediterrâneo, Kotor oferece aos visitantes numerosos monumentos relevantes.
Não percam a Catedral de St. Tryphon, dedicada ao protetor da cidade. Façam uma pausa para observar o ambiente característico de Kotor numa das muitas esplanadas da Praça das Armas, no coração da Old Town. Há muitas outras atrações que merecem uma visita, como a Torre do Relógio, a Igreja da Nossa Senhora da Saúde, o Teatro de Napoleão ou o Museu Marítimo. Existem ainda inúmeros restaurantes com esplanadas, cafés e lojas tradicionais.
Kotor tem também uma das fortificações mais impressionantes na Europa, construída e reforçada ao longo dos séculos, com várias portas de entrada para a cidade. A muralha que rodeia Kotor estende-se por cinco quilómetros, com 20 metros de altura. Vale a pena visitar o Castelo de Kotor, localizado no ponto mais alto da fortificação, com as melhores vistas da cidade e da baía a seus pés. O percurso para o castelo é bastante desafiante e íngreme, com mais de 1300 degraus, mas as vistas do topo compensam o esforço do trajeto.
Desde o ano passado existe em Kotor um teleférico (ainda não tinha sido inaugurado quando visitei) que deve ser também uma experiência bastante interessante. Após uma viagem curta de 10 minutos, o teleférico leva os visitantes até à estação de Kuk, situada no Parque Nacional de Lovcen a mais de 1.300 metros de altitude, com vistas fantásticas para a Old Town, a baía e as montanhas circundantes.
Para os condutores mais aventureiros e intrépidos, a Serpentina de Kotor é uma atração a não perder. Considerada a estrada mais famosa do Montenegro, entre Cetinje e Kotor, a Serpentina de Kotor é um percurso extremamente cénico que oferece as melhores vistas para a região. No entanto, é recomendada apenas a condutores experientes e cautelosos. Com 16 curvas fechadas, como o nome indica, esta estrada serpenteante pode tornar-se bastante desafiante.
Não deixem de visitar Perast, a cerca de 15 minutos da Old Town de Kotor. Perast é uma bonita cidade costeira com vistas privilegiadas para o Mar Adriático e para as montanhas que a rodeiam, o que a torna um dos locais mais visitados no país. Estendendo-se por quase dois quilómetros na zona mais estreita da baía de Kotor, Perast oferece paisagens que parecem saídas de um verdadeiro postal.
Com uma história rica, esta cidade foi fundada por tribos Ilíricas, mas floresceu mais tarde sob a alçada da República de Veneza como resultado da sua intensa atividade comercial. Ao contrário de outras cidades da zona que são muralhadas, Perast destaca-se pela sua abertura ao mar.
Vale a pena dedicar algumas horas a explorar esta cidade pitoresca, começando pela marginal que percorre toda a extensão de Perast. O monumento mais conhecido é a Igreja de São Nicholas, reconstruída no século XVII e destacando-se no pano de fundo da cidade. É possível subir à Torre do Sino da igreja para observar a vista da cidade e da baía.
Muitos dos palácios de Perast são privados ou foram convertidos em hotéis. Mas um deles pode ser visitado, o Palácio Bujovic que data do século XVIII e foi construído em estilo Barroco. Atualmente, aloja o Museu de Perast, com uma exposição interessante sobre a história ligada à atividade marítima da cidade, e um terraço com uma vista única.
Uma visita imperdível em Perast é o passeio de barco à icónica Our Lady of the Rocks (Nossa Senhoras das Rochas), uma das duas pequenas ilhas situadas na costa da cidade. Segundo a lenda, em 1452 dois pescadores encontraram naquele local uma imagem da Virgem Maria e decidiram construir ali uma ilha artificial com uma pequena capela. Mais tarde, em 1722, foi construída a igreja que ainda hoje existe em homenagem à Senhora das Rochas. Além da igreja, existe na ilha um museu sobre a história de Perast e uma pequena loja de souvenirs.
Deixo uma dica útil para quem visitar Perast de carro. O estacionamento é bastante difícil, mas alguns operadores de tours de barco para a Our Lady of the Rocks oferecem estacionamento gratuito na compra do bilhete.
Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, The Travel in Pink ou a sua página de Instagram.
Comentários